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Configurando Agente

Na Barra Lateral, há uma série de ícones que exercem funções de navegação e possibilitam configurar nosso agente. Vamos analisar as funcionalidades uma a uma, conforme a seleção da imagem abaixo:

Barra Lateral

1. Fluxos:

Seguindo a explicação de cima para baixo, na barra lateral, temos o ícone de Fluxos. Ele nos leva a tela de canvas do agente, a qual já abre automaticamente ao selecionar um agente.

Barra Lateral

Caso outra guia tenha sido aberta para realizar alguma atividade e deseje voltar ao canvas, basta clicar no ícone indicado.

2. Variáveis:

As variáveis são utilizadas para pré-definir um conjunto de palavras com o mesmo significado.

Para criar uma nova variável primeiramente selecione o ícone (x) no menu posicionado no canto esquerdo da tela.

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Em seguida clique em “+ criar variável” no canto superior direito.

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Um conjunto pré-definido como "input-de-número" irá considerar apenas números como resposta. Caso definido como “qualquer-input” aceita qualquer conjunto de caracteres e o input de “base-negativa” considera qualquer palavra de negação como, por exemplo, não, n, negativo e suas demais variações.

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Também é possível utilizar as variáveis em frases de entrada do usuário, identificando os inputs selecionados como uma base de variáveis através do bloco de Extração de Variáveis.

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Além disso, podemos utilizar mais de uma variável como frases de entrada do usuário, identificando assim dois padrões de uma só vez.

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Veja na prática:

Barra Lateral

Aviso

Cada agente pode conter até 1000 intenções!

3. Histórico de Conversa:

O Histórico de Conversas do Builder é o lugar onde fica armazenado todas as interações que usuários/clientes tiveram com o bot.

Para acessá-lo, clique no ícone com dois balões.

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Dentro do Histórico temos algumas informações:

  • Cliente (equivalente a um código de identificação do usuário, também chamado de Cliente ID)
  • Agente (onde o bot está localizado)
  • “Criado em” se refere a data de interação do usuário
  • “Atualizado em” se refere a última interação do usuário

Cada um dos ID’s mostrados é um usuário que interagiu com o bot, sendo assim, podemos buscar a uma conversa específica apenas digitando o ID na caixa de pesquisa. Com essa funcionalidade temos mais precisão na hora de realizar a curadoria das conversas ou analisar algum caso de erro.

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A visualização de uma conversa pelo histórico, após selecionada, ficará como abaixo:

Barra Lateral

Nesta interface podemos verificar todas as trocas de mensagens feitas por um determinado usuário de forma simplificada.

Há dois ícones no topo do mensageiro: a lupa e o “i” de informações.

A lupa é uma ferramenta que pode ser utilizada para buscar mensagens na conversa que está sendo visualizada, facilitando o encontro de alguma mensagem específica.

Já o ícone de informações apresenta algumas informações do usuário, como nome, telefone e endereço, caso sejam solicitadas e armazenadas nas variáveis adequadas.

4. Enviar/Baixar Agente:

Assim como enviar e baixar um grupo, é possível baixar e enviar um determinado agente. Com isso, permite-se alterar um fluxo de ambiente facilmente ou criar backups externos.

Para baixar o agente, seguimos pelo canto inferior esquerdo. Basta selecionar o ícone com uma setinha para baixo e outra para cima Enviar/Baixar Bot.

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Depois, é só selecionar Baixar.

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O arquivo em .json será automaticamente salvo na sua pasta de Downloads.

Agora, se quiser importar este arquivo para outro bot, basta entrar no bot desejado e selecionar no ícone de Enviar/Baixar Bot e depois Enviar.

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Selecione o arquivo .json do bot exportado previamente. Lembre-se que, depois disso, é preciso publicar o bot novamente.

Veja na prática:

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5. Histórico de Publicação:

É possível visualizar as publicações antigas de um fluxo em um agente, podendo assim retornar a uma versão antiga com poucos cliques.

Para isso, selecione, no canto inferior esquerdo, o ícone de relógio com uma setinha em volta.

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Assim, aparecerão um série de publicações realizadas bem como a data e o horário de publicação.

Seguindo pela direita da data de publicação, há um ícone com a imagem de ponteiro de relógio. Ao selecioná-lo, o bot voltará a ser como publicado na versão indicada.

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Pronto, agora é só publicar o bot novamente e executá-lo.

Veja na prática:

Demonstração em gif

6. Editar Chaves de Acesso:

As chaves de acesso existem com o intuito de restringir o acesso a informações sensíveis no bot como URL de APIs e Tokens.

Para editar as chaves de acesso de bots, primeiramente, é necessário ter um acesso especial.

Se você tiver esse acesso, basta clicar no ícone em forma de chave no menu

Caso você não tenha acesso, procure o administrador da sua conta.

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Ao entrar, digite o nome que será atribuído à chave no campo Chave, o valor dela no campo Valor e clique no botão salvar.

Para cadastrar os links de mensageiro, use as chaves url-telegram, url-whatsapp e url-falazap.

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Para utilizar a chave no código, basta acrescentar a chave entre “[[“, como no exemplo abaixo:

Barra Lateral

No momento em que ocorrer a publicação, se a chave estiver cadastrada, ela será substituída pelo valor cadastrado.

7. Publicar Bot:

Publicar o bot permite a execução do fluxo criado no mensageiro de escolha.

Para publicar o bot basta clicar no ícone de publicar do menu lateral.

Publicação de bot

Após o processo, certifique-se de que o bot foi publicado com sucesso.

Publicação de bot

Agora é só clicarmos no botão do menu superior para executar o fluxo e selecionar o canal desejado. Veja mais: Agente, Grupo, Executar Fluxo

Vale lembrar que o Builder pode detectar falhas graves no fluxo, ocasionando um impedimento na publicação do bot. Caso isso ocorra uma mensagem informa o grupo e nome do bloco onde o erro foi encontrado.

Publicação de bot

No exemplo acima, podemos encontrar perto do final do aviso ao seguinte trecho: “grupoteste_diacorte-ta-segunda”. Isso significa que o erro esta no grupo “grupoteste” e no bloco “diacorte-ta-segunda”.